Talvez o Green Card EUA seja um dos documentos mais desejados para muitas pessoas, principalmente por brasileiros que enxergam na imigração a chance de mudar de vida. Há muitos anos milhares de pessoas saem do território nacional em busca de oportunidades de trabalho e estudos pelo mundo.
Para quem opta por imigrar para os Estados Unidos, conquistar o Green Card é uma grande esperança para ter uma boa vida, dentro da lei, no país escolhido para viver.
De acordo com informações do Departamento de Segurança Interna mais de 35 mil brasileiros se tornaram residente permanente nos EUA, entre 2013 e 2016 e o número dos nascidos no Brasil que obtiveram o Green Card tem batido recordes.
O que é e como conquistar o Green Card?
O Green Card é um documento que na tradução significa cartão de residência permanente. Geralmente ele é concedido por autoridades americanas aos imigrantes que desejam morar e trabalhar no território americano.
Esse é o visto menos restritivo que existe, tendo que vista que os outros vistos são todos temporários, o Green Card garante a residência por tempo ilimitado. Quem consegue conquistar o Green Card não precisa mais estar vinculado a alguma instituição, como por exemplo uma empresa ou uma universidade, para provar que está estudando, e, assim pode trabalhar ou estudar por lá sem restrições.
Com esse documento o imigrante passa a contar com os mesmos direitos de um cidadão natural do país, ele pode até mesmo fazer cursos por valores mais acessíveis, mas o portador não pode ficar mais de um ano fora de lá.
Diferença entre Green Card e Cidadania Americana
Vale ressaltar que o Green Card não garante a naturalização no país. Uma pessoa só pode ser considerada cidadã americana se ela nascer nos Estados Unidos, nascer fora do país mas for filho de um norte-americano (pai ou mãe) ou se encaminhar um pedido de naturalização. O Green Card consiste em um pedido de residência permanente, o que é diferente de um pedido de naturalização
Se você deseja ter o documento para morar ou trabalhar nos Estados Unidos, existem algumas formas de conquista-lo legalmente, as principais são:
- Casando com um americano: essa é a forma mais simples de conquistar o Green Card já que é muito difícil que as autoridades não reconheçam o seu direito de viver e trabalhar em território norte-americano. Mas, é válido lembrar que forjar casamentos apenas para conseguir esse documento é crime federal e é facilmente detectado pelas autoridades.
Nesse caso, o custo total varia entre US $ 1.400 a US $ 1.960, considerando gastos com taxas do governo, exame médico e biometria. Esse valor pode ter um aumento no caso de contratar um advogado e o tempo do processo varia de 7 a 15 meses.
Primeiro o cônjuge recebe um Green Card condicional, que dura dois anos, depois desse período, caso o casamento continue, é marcada uma entrevista pelo USCIS (Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA) para que seja concedido o documento oficial, válido por 10 anos.
- Tendo parentes próximos que obtenham cidadania americana: estude a sua árvore genealógica, se você possui um familiar que possui cidadania americana, já pode solicitar o seu visto permanente.
O cartão quando é solicitado através da família, deve ser solicitado por meio do preenchimento do formulário I-130, assim como no caso de união matrimonial também.
- Investindo nos Estados Unidos: O país não tem a economia mais forte do mundo por acaso, ele tem diversos programas de incentivo para quem investe. O governo americano busca sempre gerar empregos e injeta a maior quantidade possível de capital nos mercados do país.
Basicamente é preciso abrir um negócio em território americano e o capital a ser investido é a partir de US $ 900 mil. Os valores e as regras, no entanto, podem mudar com certa frequência, já que o governo do país faz constantes estudos sobre os impactos do programa.
É preciso preencher o formulário I-526 para conquistar o Green Card e ser um residente permanente do país.
- Ter auxílio de um empregador: Caso exista um empregador interessado em colocar você para dentro da fronteira, aumentam suas chances, tendo em vista que uma vez que a empresa considera você um funcionário indispensável para a empresa, você pode utilizar esse argumento frente ao governo, a seu favor e transforma o seu visto de trabalho em um visto permanente.
Nesse caso é preciso preencher o formulário I-140.
Dicas de como conquistar o Green Card
Os brasileiros que tem cidadania italiana tem mais facilidades para investir nos EUA e assim, conquistar o Green Card e o valor mínimo de investimento cai.
Em 2019 o visto EB-5 que é concedido aos estrangeiros que investem nos Estados Unidos passou por algumas mudanças. O Congresso Americano elevou o valor mínimo de investimento no país e alterou a forma de contabilizar os vistos emitidos para os investidores. Com essa mudança, cada núcleo familiar corresponderá a uma cota e antes, se 5 pessoas da família se aplicavam ao EB-5, consideravam 5 cotas.
Direitos e deveres:
- Pagamento de impostos estaduais e federais aplicáveis;
- Homens de 18 a 25 devem se registrar junto ao Serviço de Seleção;
- Bom caráter moral e requisitos de presença física;
- Possibilidade de viver e trabalhar em qualquer lugar dos EUA;
- Totalmente protegido por leis locais, estaduais e federais do país americano;
- Acesso ao sistema educacional de classe mundial;
- Acesso a uma assistência médica de classe mundial;
- Viajar para fora dos EUA (desde que com autorização e documentação adequada, além de informar um prazo de retorno estipulado);
- Opção de obter a cidadania dos EUA;
Documentos necessários para conquistar o Green Card
É necessário que o estrangeiro tire o passaporte brasileiro, primeiramente e após isso dê entrada no visto. Durante o processo serão requisitados a tradução dos documentos de português para o inglês realizado por um tradutor público homologado pela Junta Comercial do Estado.
Tendo o seu processo aprovado, o estrangeiro se muda para os EUA e inicia-se o processo. Primeiro se obtém o cartão provisório e por fim, renova-se o documento de provisório para permanente.
O investimento mínimo é cerca de 500 mil dólares e tem validade de 10 anos.
A AMK traduções é uma empresa especializada em traduções de documentos, simples e juramentada, que poderá te ajudar a fazer a tradução necessária dessa documentação. A empresa conta com profissionais com experiência e oferece o melhor custo-benefício do mercado.
Entre em contato com a AMK e solicite um orçamento sem compromisso.